Lanterna Vermelha | com exposição

led-red

Para fazer uma sessão de Observação Nocturna é necessário ter em conta vários aspectos e cuidados.

Para além da escolha do equipamento, do dia e fase da lua, do local de observação e das condições climáticas, devemos ter o cuidado de utilizar sempre uma luz pouco intensa e que não canse muito os nossos olhos e os de quem está connosco a participar da observação.

Ao olhar para uma lanterna normal, para um ecrã de computador ou telemóvel, os nossos olhos ficam ofuscados com tanta luz e quando voltamos a olhar o firmamento, torna-se difícil ver objectos com menos brilho ou difusos. Este fenómeno é semelhante a quando estamos no jardim numa tarde de Verão (com muita luz) e de repente entramos num compartimento da casa mais interior e escuro… Parece que não conseguimos ver nada… Isto tem haver com um tempo de habituação que os nossos olhos necessitam para abrir novamente a íris para aquela quantidade de luz (reduzida).

Para evitar esta situação, costuma-se utilizar em Astronomia, umas lanternas com um filtro vermelho.

030601b14

A imagem acima teve um tempo de exposição, ou de abertura superior a 3 horas, o que significa que neste período, a Terra foi-se deslocando e as estrelas marcaram um pequeno arco à volta do eixo que aponta para Norte.

Se repararmos com atenção, até a própria estrela polar (que nos indica o Norte) roda ligeiramente, o que significa que esta estrela está ligeiramente desalinhada com o eixo terrestre.

Vemos ainda, que durante estas 3 horas, foi captada uma enorme quantidade de luz vermelha proveniente de lanternas, computadores e outro equipamento utilizado na Observação.

Uma paisagem parecida com as Astrofestas que se fazem um pouco por todo o mundo, inclusivamente em Portugal, no mês de Agosto.

~ por aia2009 em 28 de Janeiro de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: