Colisão de Satelites

cdocuments_and_settingslmeirelesdesktopspacegarbage2Segundo informações oficiais, a colisão, que aconteceu na passada terça-feira, envolveu um satélite da empresa privada Iridium Satellite (Iridium-33 – 560 Kg) e um satélite russo de comunicações que estava inactivo (Cosmos-2251 – 900 Kg), de acordo com o tenente-coronel da Força Aérea Les Kodlick, do Comando Estratégico dos EUA. “Acreditamos que foi a primeira vez que dois satélites colidiram em órbita”, afirmou um porta-voz do Comando Estratégico dos EUA.
A mesma fonte explicou que o comando do Centro de Operações Espaciais Conjuntas está a vigiar cerca de 500 a 600 pedaços de destroços dos satélites, e alguns têm aproximadamente 10 centímetros. Esta nuvem de destroços por cima da Sibéria, está a ser seguida com muita atenção. Não constituem perigo para a ISS, que está muito mais abaixo, mas, por exemplo, para um telescópio como o Hubble vamos ver o que acontece?

A colisão aconteceu a cerca de 780 quilómetros de altura, patamar no qual geralmente estão os satélites que monitorizam o clima e realizam serviços de comunicação telefónica.

~ por aia2009 em 14 de Fevereiro de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: