Laboratório no espaço

A Estação Espacial Internacional (ISS-International Space Station) é um laboratório espacial actualmente em construção.
A montagem em órbita da ISS começou em 1998 e a Estação encontra-se em uma órbita baixa (entre 350-460 km) que possibilita ser vista da Terra a olho nu.
Viajando a uma velocidade média de 27.700 km/h, a Estação completa 15,77 órbitas por dia.

iss3Na continuidade das operações da Mir russa, do Skylab dos Estados Unidos, e do planejado Columbus europeu, a Estação Espacial Internacional representa a permanência humana no espaço e tem sido mantida com tripulações de número não inferior a dois elementos desde 2 de Novembro de 2000.
A cada rendição da tripulação, a estação comporta as duas equipas bem como um ou mais visitantes.

A ISS envolve diversos programas espaciais, sendo um projecto conjunto da Agência Espacial Canadense (CSA/ASC), Agência Espacial Européia (ESA), Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), Agência Espacial Federal Russa (ROSKOSMOS) e Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos da América.

A estação espacial encontra-se em órbita em torno da Terra a uma altitude de aproximadamente 360 quilómetros, um tipo de órbita tipicamente designada de órbita terrestre baixa. Na verdade, a altitude varia ao longo do tempo em vários quilómetros devido ao arrastamento atmosférico e reposição.
A estação perde, em média, 100 metros de altitude por dia e orbita a Terra num período de cerca de 92 minutos.
A 27 de Junho de 2008 (às 01:01 UTC) completou 55.000 órbitas desde o seu lançamento do módulo Zarya.

A estação é auxiliada principalmente pelo vaivém espacial e pelas naves Soyuz e Progress. Mesmo estando ainda em construção, é já utilizada continuamente para realização de experiências científicas. Actualmente a estação tem capacidade para suportar tripulações de três elementos. Até julho de 2006, todos os membros da tripulação permanente provinham dos programas espaciais russos ou norte-americanos. No entanto a partir dessa data a ISS tem recebido tripulantes da Agência Espacial Europeia e há previsão para a recepção de tripulantes Canadenses e Japoneses. A Estação Espacial também já foi visitada por muitos astronautas de outros países e por turistas espaciais.

O projecto da Estação Espacial Internacional (ISS) tem vindo a sofrer, ao longo dos anos, varias alterações e upgrades quer em termos de equipamentos, quer nas suas missões e objectivos que se pretendem atingir através do seu funcionamento no espaço.
Apesar dos elevados custos para a manter operacional, e missões que tem de ser feitas para garantir que ela fique em orbita, tem sido desenvolvidos trabalhos científicos importantíssimos em áreas como a Astronomia, Biologia, Física e conhecer melhor as necessidades e adversidades de viver no espaço.
Neste site, podem conhecer um pouco da evolução deste grande projecto internacional, a ISS.

Site: http://hosted.ap.org/specials/interactives/_science/space_station/index.html?SITE=WIRE

~ por aia2009 em 15 de Fevereiro de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: