Astronomia | Uma ciência antiga

Como já todos sabem, a Astronomia é uma ciência muito antiga que remonta ao início da presença do homem na Terra. Podemos dizer que será mesmo a primeira ciência, uma vez que bastava o Homem olhar para o céu e começar a estruturar hipóteses e arranjar uma explicação para o que via.

Desde muito cedo que muitas civilizações, estudavam exaustivamente os movimentos celestes e foram feitas enumeras tentativas para tentar manter estes registos e assim conseguirem prever o acontecimento de eventos futuros.

A primeira função prática da Astronomia foi a criação de um calendário através de observações sucessivas que levaram à criação de unidades como o mês e o ano.

Séculos mais tarde, o conhecimento e estudo da Astronomia viria a ser um pré-requisito essencial para a navegação marítima e guia do tempo.

Tanto os chineses como os babilónios, assírios e egípcios foram deixando registos astronómicos fantásticos. Observaram cometas, supernovas fizeram alguns registos e foram mantendo a Astronomia sempre activa face à necessidade de se guiarem no tempo e nas várias estações do ano agricultura.

5116nd222kl_sl500_aa240_1O livro que deixo aqui no post de hoje, chama-se “Ancient Astronomy: An Encyclopedia of Cosmologies and Myth” e apresenta uma colectânea de registos antigos durante muitos séculos da história da Astronomia.

Faz inclusivamente referencia às Paisagens Arqueológicas de Évora e ao livro com o mesmo nome do Português Carlos Pinto Gomes.

~ por aia2009 em 16 de Fevereiro de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: