O Hexágono de Saturno

saturnnasa_ap_468x397As imagens do grande hexágono em Saturno, são possíveis ver no infra-vermelho. As imagens mostram-nos uma menor formação de seis lados que se situa a cerca de 60 km abaixo das nuvens da atmosfera do Planeta.

O hexágono é similar ao vórtice polar da Terra. No entanto, aqui na Terra, os ventos formam um padrão circular em torno da região polar, ao passo que em Saturno, o vórtice tem uma forma hexagonal com um furacão gigante no centro com ventos que podem atingir os 500km/h.

As seis faces do hexágono formam este contraste com a agitação, como o furacão-vórtice no pólo oposto de Saturno.

A primeira vez que este efeito foi observado em Saturno foi através duma fotografia feita pelas sondas da Nasa “Voyager 1” e “Voyager 2” à mais de 20 anos, mas em 2006 e 2007 foi a primeira vez que o hexágono foi fotografado na sua totalidade.

As últimas fotos foram tiradas durante a noite de Saturno usando câmaras de infra-vermelho. Na escuridão a cor vermelha indica a quantidade de calor remanescente emanado a partir do interior do planeta.

Kevin Baines do Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia, disse:

“We’ve never seen anything like this on any other planet. Indeed, Saturn’s thick atmosphere where circularly-shaped waves and convective cells dominate is perhaps the last place you’d expect to see such a six-sided geometric figure, yet there it is.”

“Nós nunca tinha visto nada como isto em qualquer outro planeta. Na verdade, a espessa atmosfera de Saturno, onde existem células de convecção em forma circular, seria talvez o último lugar onde se esperaria ver esta figura geométrica de seis lados, mas aí esta ela…”.

Ver o video aqui: http://www.nasa.gov/mission_pages/cassini/multimedia/pia09187.html

banner_mini_hf31

~ por aia2009 em 18 de Fevereiro de 2009.

Uma resposta to “O Hexágono de Saturno”

  1. Pq só divulgaram esta informação agora? A mais de 30 anos estudam essa “curiosidade” mas só agora tornam publico… pq?
    Quando alguns dizem que as agencias escondem informações, taxamos imediatamente esses individuos de loucos e conspiradores.
    A impressão que tenho é que a verdadeira ciencia (das pesquisas atuais) é para poucos, para todo o resto apenas fragmentos e meias verdades. Não digo que conspiram, mas que propositalmente nos colocam em um estado de desinformação (no minimo de 30 a 50 amos).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: