NASA falha lançamento de satélite OCO

Orbital Sciences Taurus launches OCO Feb. 24th , 2009NASA falha lançamento de satélite medidor de CO2 O projecto do primeiro satélite no espaço capaz de estudar as emissões de gases com efeitos de estufa, fica agora adiado.

A NASA não conseguiu por em orbita este satélite devido a uma falha técnica que impossibilitou a separação do módulo que o transportava e do rocket. O projecto foi abortado após alguns minutos depois do lançamento do Taurus XL na base aérea de Vandenberg, na Califórnia, tendo sido emitidas algumas imagens a partir do próprio foguete na televisão da NASA

Segundo George Diller, porta-voz da NASA, a equipa já se encontra em investigação e reconhece que “Não tivemos um lançamento bem sucedido”.

O satélite chamava-se Orbiting Carbon Observatory (OCO) e a sua missão seria mapear, ao longo de todo o planeta Terra, as principais fontes de emissão de CO2 e estudar as suas evoluções ao longo do tempo.

Através dos dados que poderíamos obter com este satélite, os cientistas poderiam criar padrões e modelos que permitissem fazer previsões mais exactas sobre as alterações climáticas.

Os norte-americanos ficam uma vez mais atrás de outros países. Apesar de não se ter falado muito, o Japão já tinha lançado, em Janeiro, um satélite encarregado de uma missão similar.

Ver aqui conferência de imprensa da NASA

A próxima missão é o lançamento do “Kepler” até aqui agendada para o próximo dia 5 de Março, será que não vai haver atrasos para revisões técnicas mais apertadas?

Vamos ficar atentos em http://kepler.nasa.gov

banner_mini_hf36

~ por aia2009 em 24 de Fevereiro de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: