Asteróide passou muito perto da Terra

Na comemoração do Ano Internacional da Astronomia, até os Asteróides parecem querer marcar presença e dar-nos uma lição… Afinal, por mais atenção que a comunidade científica tenha, ainda estamos muito vulneráveis às visitas destes corpos celestes que vem em direcção da Terra.

No passado dia 30 de Junho, assinalou-se os 100 anos da queda dum destes asteróides em Tunguska, na Sibéria (30 de Junho de 1908). Este asteróide, com alguma sorte, caiu numa zona mais arborizada e sem habitantes. Mas caso caísse numa cidade como Lisboa ou Porto, destruía-las por completo e mataria toda a sua população.

Mais recentemente, na passada 2ª feira, o asteróide DD45 passou uma tangente à Terra.

O DD45 tem um diâmetro aproximado da 30 / 40 metros e passou a cerca de 60 mil quilómetros a sueste do Pacífico (trajectória sete vezes mais próxima que a Lua). Esta visita foi uma surpresa para todos os astrónomos.

“Nenhum objecto desse tamanho ou maior tinha sido observado tão perto da Terra”, disse Rob McNaught, cientista do observatório australiano de Siding Spring.

Segundo o astrónomo Peter Brown, da Universidade de Ontário, no Canadá, desde 1973 que nenhum asteróide se tinha aproximado tanto como o 2009/DD45, e tem um tamanho semelhante àquele que arrasou cerca de 2.000 quilómetros quadrados do bosque na Sibéria em 1908.

McNaught, contratado pela NASA, detectou o 2009/DD45 na noite de sexta-feira, 27 de Fevereiro e determinou que “por pouco” não atingiria a Terra na sua trajectória.

Cerca de mil asteróides estão classificados como potencialmente perigosos na sua passagem pela Terra ao longo da história.

Segundo McNaught, a probabilidade de que um meteorito de mais de um quilómetro de diâmetro colida com a Terra é de um em vários milhões de anos, enquanto a possibilidade de despenhar um corpo de menor tamanho mas capaz de por em perigo uma cidade inteira é de um em várias centenas de anos.

~ por aia2009 em 5 de Março de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: