O futuro da Via Láctea

geminisur2ll0Para quem ainda não sabe, a nossa galáxia (Via-Láctea) e a galáxia de Andrómeda (M31) estão num processo de atracção gravitacional e iram colidir. A sua velocidade de aproximação relativa é cerca de 480.000 km/h, mesmo assim e pelo facto que ainda estarem bastante afastadas (2 900 000 anos-luz – 0,889 megaparsecs) o choque só ocorrerá daqui a 5 mil milhões de anos.

A Andrómeda é a maior galáxia do nosso grupo local de galáxias, ao qual pertence a Via-Láctea, superada apenas pelas Nuvens de Magalhães em extensão e brilho.

O nosso grupo local, abrange mais de 35 galáxias, com o centro gravitacional localizado entre a Via-Láctea e a Galáxia de Andrómeda. As galáxias do grupo local estenden-se sobre cerca de 10 milhões de anos-luz de diâmetro e tem uma aparência binária.

A massa total do grupo estima-se em (1,29 ± 0,14) × 1012 de massas solares. O próprio grupo é um dos muitos grupos do Superaglomerado de Virgem. Os dois membros mais massivos do grupo são a Via-Láctea e a Galáxia de Andrómeda. Estas são duas galáxias espirais barradas e cada uma tem um sistema de galáxias satélites.

Num futuro distante a nossa galáxia vai chocar com Andrómeda e transformar-se numa grande galáxia com uma forma distorcida…


mas não haverá humanos para assistir…

Deixo abaixo um vídeo/documentário que nos ilustra o processo de colisão destas duas gigantes galáxias e como seria visto da Terra.

banner_mini_hf34

~ por aia2009 em 18 de Março de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: