Foi descoberta água líquida em Marte

mars-water-droplets-phoenix-2008-bgA missão da Phoenix, em Marte, já está a revelar algumas surpresas interessantes.

A última descoberta tem haver com a existência de água no estado líquido na superfície de Marte. Para ser mais correcto, algumas gotículas de água salgada na superfície duma das pernas da Phoenix.

Esta é a primeira vez que foi detectada e fotografada água líquida fora da Terra.

Sendo a água o ingrediente mais importante e essencial à existência de vida, esta descoberta terá algumas implicações importantes para futuras missões na exploração planetária e busca de vida em Marte.

Antes desta descoberta, os cientistas acreditavam que a água existiu em Marte apenas no estado sólido (gelo) ou vapor de água do planeta, devido à baixa temperatura e pressão atmosférica.

Esta análise mostra que este pressuposto está incorrecto.

Afinal, a flutuação de temperaturas na região árctica de Marte, onde a Phoenix aterrou, e a existência de sais no solo, podem criar condições para a formação de bolsas de água muito salgada e manter-se assim no estado líquido. Suspeita-se que a formação destas gotas de água, sejam devido aos salpicos de terra que se depositaram na perna da sonda após a sua descida ao planeta. O poiso da sonda fica localizado relativamente próximo dos foguetes de controlo, que ao expulsar os produtos de combustão, levantaram essa poeira que se depositaria na perna da sonda.

A temperatura no local varia de -21 ºC a -96 ºC, com uma temperatura média de -59,4 ºC. Durante os primeiros meses da missão as temperaturas no local eram geralmente mais elevadas. Mesmo nestas condições adversas, conhecem-se algumas bactérias na Terra que vivem nestes ambientes extremamente salgados e frios como este.

A sonda marciana, com menos de um ano de actividade, tem enviado vários dados sobre o Planeta Vermelho que estão a ser analisados e até já observou a queda de neve das nuvens de Marte.

Vamos ficar à espera de mais novidades e revelações importantes.

banner_mini_hf35

~ por aia2009 em 22 de Março de 2009.

Uma resposta to “Foi descoberta água líquida em Marte”

  1. é de suma importancia saber das condições necessárias para vida inteligente extra terrestre,para que nossos descendentes possam se mudar,quando aqui não restar mais condições,se não resolvermos o problema climático e o controle da poluição e o destino de nosso lixo. Eeperança na OSLO-Noruega 2009 Deus nos salve.mbb.ba.br.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: