O Maior Diamante do Universo

Em Maio de 1991, um grupo de Astrónomos Brasileiros do Departamento de Astronomia do Instituto de Física da UFRGS, que estuda anãs brancas pulsantes, descobriram uma estrela anã branca pulsante, chamada BPM37093, e que si situa a uma distância de 17 anos-luz (40 quatriliões de km), situada no céu na constelação do Centauro, próximo ao Cruzeiro do Sul. O grupo coordenado pelo Prof. Kepler de Souza Oliveira Filho, e composto pelo Dr. Antonio Kanaan Neto, e Dr. Odilon Giovannini Jr., utilizou para o efeito, um telescópio de 1,6 m de diâmetro do Laboratório Nacional de Astrofísica.

estrela-diamante

O artigo sobre esta descoberta foi publicado no 1992, ApJ, 390, L89.

Esta estrela, faz parte de um conjunto de pouco mais de 30, das 3000 anãs brancas conhecidas, que variam o seu brilho com o tempo.

Geralmente, uma anã branca é uma estrela com massa parecida com a do Sol, mas que já consumiu todo seu combustível nuclear, e implodiu, ficando com o tamanho da Terra, com cerca de 11.000 km de diâmetro, mas com uma massa próxima da do Sol, que é 300.000 vezes maior do que a massa da Terra. Desta forma, uma anã branca tem uma densidade milhões de vezes superior.

A sua temperatura efectiva é próxima dos 12.500 K, tendo sido medida pelo satélite IUE (mencionado no artigo: 1993, AJ, 105, 608), e serviu de base para a procura por variabilidade. Após ter sido medida a da estrela, de 1,1 vezes a massa do Sol, propuseram, juntamente com o Dr. Don Winget, da Universidade do Texas, que a estrela deveria estar cristalizada, (artigo: 1997, ApJ, 487, L191).

O núcleo desta estrela, composta por carbono e oxigénio, deve ter uma temperatura de 7 milhões K, a uma densidade de 35 toneladas por cm3, e está sob uma pressão de 5 x 1018 atmosferas.

Juntos, estes pesquisadores iniciaram uma observação com o Whole Earth Telescope e com o Telescópio Espacial Hubble, para comprovar a hipótese de que a estrela deveria estar 90% cristalizada, formando o maior diamante conhecido no Universo.

Atenção: Antes de oferecer esta pedra preciosa à sua esposa ou namorada, certifique-se que tem espaço lá em casa para montar um telescópio de pelo menos 1,6m de diâmetro. Pois só assim poderá confirmar se não a roubaram do sítio dela.

~ por aia2009 em 9 de Abril de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: