O Buraco Negro da nossa Galáxia

Há muito tempo que os cientistas desconfiavam da existência de um buraco-negro supermassivo no centro da nossa galáxia, a Via-Láctea.

Esse objecto, antes considerada uma hipótese bastante controversa, agora transformou-se numa sólida certeza baseada em 16 anos de observações onde foram mapeadas as órbitas de 28 estrelas vizinhas do centro da nossa galáxia.

o-buraco-negro-da-nossa-galaxia

O buraco negro da nossa Galáxia

Através dos telescópios da ESO (European Southern Observatory) no deserto de Atacama, monte Paranal, no Chile, e câmaras sofisticadas preparadas para capturar comprimentos de onda na zona do vermelho e infravermelho, os astrónomos conseguiram medir pacientemente as posições desse conjunto de estrelas através do tempo, seguindo uma em especial, chamada S2, através de uma órbita completa que leva essa estrela a aproximar-se até 1 ‘dia-luz’ (aproximadamente 173 UA) do centro da Via-Láctea. Os seus resultados, mostraram que a S2 está a mover-se sob a poderosa influência gravitacional de um objecto muitíssimo compacto e invisível: um buraco-negro ultra-massivo com 4 milhões de vezes a massa do Sol.

Esta habilidade de mapear a zona central da galáxia e seguir a posição das estrelas mais próximas ao centro galáctico, permitiu medir com precisão a massa do buraco-negro bem como avaliou a distância do Sol ao centro galáctico – 27.000 anos-luz.

o-bura-negro-da-nossa-galaxia-animacao

A imagem acima, mostra o centro da galáxia fotografada nas frequências do infravermelho. A foto exibe o agrupamento denso de estrelas dentro do raio de 3 anos luz de seu centro, onde se localiza o invisível e ultra-massivo buraco-negro central da Via-Láctea.

As animações espectaculares e fotos dessas estrelas que foram analisadas neste trabalho de investigação podem ser encontradas aqui.

~ por aia2009 em 14 de Abril de 2009.

Uma resposta to “O Buraco Negro da nossa Galáxia”

  1. nossa que horrível mas se bem que não aparece!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: