O acordar do Sol

O novo ciclo solar, deveria já ter dado início em Dezembro de 2008, daí ser já considerado o mais fraco desde 1928. Segundo os peritos internacionais, prevê-se que amanhã (Domingo – dia 10 de Maio) a sua actividade aumente mais que o normal.

dn17102-1_300Há quem diga mesmo, que esse ligeiro aumento de actividade de amanhã, poderá gerar uma pequena tempestades que permite afectar a parte eléctrica de alguns satélites no espaço.

O ciclo de actividade solar, tem um período de 11 em 11 anos. Estes ciclos podem variar em intensidade, e não há nenhuma maneira infalível para prever como o sol se irá comportar num determinado ciclo.

Em 2007, um painel internacional de 12 peritos, estava dividido na sua opinião sobre se o próximo ciclo de actividade, apelidado Cycle 24, seria mais forte ou mais fraca que a média.

O grupo acordou que o sol se encontrava no ponto mais baixo da sua actividade actividade em Março de 2008, antes ÓLICAS, até um novo ciclo que iria atingir o seu máximo no final de 2011 ou meados de 2012. Daí a conspiração e publicações de livros que, em tom de pânico, já anunciam o Apocalipse e o fim do mundo.

Mas o sol não seguiu estas previsões. Em vez disso, entrou inesperadamente numa longa calmaria de actividade, com poucas novas manchas solares. Pensa-se ter atingido o seu mínimo em Dezembro de 2008, e agora parece estar a despertar lentamente. Um desses sinais, é o aparecimento de duas novas regiões activas capturadas esta semana pela câmara ultravioleta sobre uma das sondas da NASA gemeo STEREO (ver imagem).

Video “When plasma is flung at Earth”:

~ por aia2009 em 9 de Maio de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: