Um acidente conveniente

O acidente do Rover Spirit, acabou por revelar novos mistérios.

Com o acidente, a roda foi arrastando a poeira do solo marciano e cavou uma trincheira revelando uma camada branca de sílica aparentemente produzida por fontes hidrotermais como as famosas fontes termais em Yellowstone. E onde não havia água quente, uma vez, não poderia ter sido vida.

Acidente em Marte

A descoberta, relatada na Science, foi feita por uma equipa de pesquisadores liderados por Steven Squyres, da Universidade Cornell. A notícia também foi anunciada pela Arizona State University. Steven Ruff da ASU, um dos co-autores, disse que as fontes termais foram indicadas pelo tipo de sílica encontrados, bem como por outros indícios de actividade vulcânica na região.

“Na Terra, a única forma de ter este tipo de enriquecimento de sílica é através de água quente ao reagir com as rochas”, disse o Dr. Ruff, e notou que esta parte de Marte – Home Plate apelidados pelos pesquisadores – foi um local lógico para a água . “Home Plate veio de uma explosão vulcânica envolvendo água ou gelo. Vimos onde estas pedras foram atiradas para o ar e onde aterraram, fazendo pequenos entalhes no macio, deixando cinzas e sedimentos ao redor do orifício.”

Outro dos co-autores, Jack Farmer da ASU, disse: “Na Terra, os depósitos hidrotermais nasceram com a vida e os respectivos depósitos de sílica, normalmente, contêm fósseis e restos de micróbios”. Os investigadores não apresentam uma certeza quanto a esse caso de Marte, porque o Rover Spirit não está equipado com instrumentos que possam detectar vida microscópica. O Dr. Farmer acrescentou, “O que podemos dizer é que se trata de um ambiente habitável, onde a água líquida e a energia necessária para a vida, estavam presentes.”

Parece que os investigadores estão a pesquisar um novo local de Marte para explorar e a trabalhar no desenvolvimento de um futuro Rover que deverá ir à procura de sinais de que a vida microscópica.

Adaptado de: http://tierneylab.blogs.nytimes.com/2008/05/22/hot-springs-and-life-on-mars/

~ por aia2009 em 25 de Maio de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: