Hoba | O Meteorito Gigante

O maior meteorito conhecido no nosso planeta, “aterrou” na Namíbia à cerca de 80.000 anos atrás e terá, pelo menos, 200 milhões de anos. Na sua composição, estão presentes vários elementos que dificilmente são encontrados na Terra.
Quem o descobriu, foi o agricultor Jacobus Hermanus, quando em 1920, num dos seus campos perto de Grootfontein, no norte da Namíbia, o arado que era arrastado por bois, ficou preso sobre o que acabou por ser o Meteorito Hoba.

Quando Brits cavada ao redor para descobrir o que se tinha estragado o arado, descobriu o maior meteorito conhecido na Terra. O Meteorito Hoba foi escavado, mas não foi retirado do local, pois este “Extra-Terrestre” pesa cerca de 60 toneladas.

hoba1

O Meteorito Hoba, não é só o maior meteorito conhecido na Terra, como também se trata no maciço natural com maior percentagem de ferro sobre a superfície da Terra. A sua composição é de 82,4% de ferro, 16,4% de níquel, cobalto ,76%, 0,04% de fósforo e com alguns vestígios de cobre, zinco, carbono, enxofre, cromo, gálio, germânio e Iridium. Também contém características de minerais que realmente só existem na Terra em meteoritos como Triolite.

hoba2
O Meteorito Hoba é cerca de 2,90 m de comprimento, 2,84 m de largura com uma profundidade que varia de 0,73 m a 1,19 m.

hoba3

Imagem via Wikipedia (Laurie Ventor sentado sobre o meteoro em 1967)

O grande mistério que envolve o Meteorito Hoba é que ele não tem nenhuma cratera à sua volta. Como é que será possível uma massa tão grande acabar na superfície da Terra sem originar uma cratera? A especulação é que o meteorito entrou na atmosfera da Terra com uma trajectória muito baixa e, em seguida, saltou sobre o solo como uma pedra plana saltando sobre a água.

hoba4

(Foto da NASA Hoba Meteorite)

Estima-se que este meteorito terá entre 200 milhões e 400 milhões de anos e pensa-se ter chegado à Terra já à cerca de 80.000 anos atrás. Certamente que a sua entrada na atmosfera terá originado um grande show de fogo no céu para qualquer criatura que habitasse a Terra naquele momento.

O Meteorito Hoba foi declarado Monumento Nacional em 1955 pelo então governo do Sul da África Ocidental. Apesar da designação do meteorito, este sofreu vários actos de vandalismo ao longo dos anos, até 1985, data em que a empresa de Urânio, Rossing, doou fundos para o Governo Namibiano para ajudar a evitar o vandalismo.

hoba6
Em 1987, o proprietário da fazenda doou o meteorito para o governo local. Hoje, o maior meteorito conhecido na Terra, o meteorito Hoba, é visitado por milhares de turistas todos os anos.

hoba7

Fontes:

~ por aia2009 em 9 de Junho de 2009.

3 Respostas to “Hoba | O Meteorito Gigante”

  1. porra que legal agora nos ficamos pensando… o que aconteceria seum meteoro com mil vesses esse tamanho caisse na terra

  2. cara eu fico com medo

  3. MTO INTERESSANTE, LEGAL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: