A busca de água na Lua!

A agência espacial norte-americana vai lançar quinta-feira o foguete Atlas V, que levará para a Lua dois novos artefactos com o objectivo de estudar as condições para que os humanos possam habitar aquele satélite da Terra.

“Estes robôs, que vão nas primeiras missões da NASA à Lua em mais de uma década, são os nossos exploradores com vista a conhecer melhor as características do terreno e do ambiente para a presença humana”, afirmou segunda-feira Chuck Dovale, director de lançamentos da NASA, numa conferência de imprensa.

010130050617-agua_na_lua_1As missões coincidem com os 40 anos da chegada do Homem à Lua.

Inicialmente, a sonda lunar devia partir na quarta-feira mas os planos foram alterados para evitar a coincidência com a partida do vaivém Endeavour, que terá lugar quarta-feira de manhã no Centro Espacial Kennedy, na Florida, depois de o lançamento ter sido adiado sábado devido a uma fuga de combustível.

Um dos artefactos, a Sonda de Reconhecimento Lunar, vai manter-se em órbita em torno da Lua e apontará os seus instrumentos para o satélite da Terra, de modo a encontrar também locais para futuras descidas dos astronautas.

Por seu lado, o Satélite para Observação da Cratera Lunar tem por incumbência encontrar provas da existência de água nos pólos lunares.

Os cientistas acreditam que, se fosse encontrado gelo na superfície lunar, este poderia ser usado para auxiliar a subsistência de astronautas e futuros colonos mas também como fonte de combustível para explorações para lá da Lua.

Até agora, todas as mostras de solo lunar recolhidas em 40 anos sugerem que a superfície lunar é seca.

No entanto, os investigadores salientam que existem crateras profundas nos pólos da Lua, zonas que não receberam a luz do Sol em dois milhões de anos (ou mais) e onde as temperaturas chegam aos 200 graus Celsius negativos, pelo que pode existir gelo.

A dúvida paira no ar desde que, em 1966, a sonda Clementine detectou reflexos de sinais de radar no pólo Sul da Lua semelhantes aos que ocorrem nas regiões geladas, tendo, em 1998, o artefacto Lunar Prospector da NASA detectado indícios de água em ambos os pólos.

in http://www.plenitude.com.pt

Veja aqui, um post relacionado com a busca de água na Lua: https://aia2009.wordpress.com/2009/11/14/lcross-e-a-descoberta-de-agua-na-lua/

~ por aia2009 em 18 de Junho de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: