Equinócio permite descobrir micro-luas em Saturno!

Cassini-Micro-Lua-Anel-B-Saturno-720x454

A sonda Cassini visualizou uma micro-lua com 400 metros de diâmetro no anel B de Saturno, por projecção da sua sombra que se estendia ao longo de 41 km.

Com a aproximação do equinócio de Saturno em 11 de Agosto de 2009 (período durante o qual o Sol estará a incidir directamente sobre o equador do planeta gigante durante 27 meses), a missão Cassini Equinox vai poder investigar e descobrir novas micro-luas deste planeta gigante.

Uma vez que a luz do Sol, durante este período, estará a incidir com um ângulo rasante aos anéis, quaisquer pequenos objectos escondidos que se encontrem nessa zona, originam longas sombras sobre os anéis permitindo assim a sua detecção.

Saturno-anel-B-animacao

Esta animação mostra o anel B de Saturno e as suas manchas, captadas a partir da sonda da missão Cassini a 21 de Agosto, 19 de Setembro, 26 de Setembro, 11 de Outubro e 25 de Novembro de 2008.

A micro-lua escondida

Recentemente, foi avistada uma micro-lua, que entretanto se tornou visível, e encontrava-se oculta a cerca de 480 km da borda externa do anel B de Saturno.

O resultado da iluminação rasante do Sol nos anéis, foi uma sombra de aproximadamente 41 km de extensão.

Esta extensão de sombra, dá-nos a indicação que a micro-lua se deve encontrar a 200 metros acima do plano do anel. Assim, supondo que o centro de gravidade da micro-lua esteja no mesmo plano do anel (o que é bastante provável) podemos deduzir que o objecto tem um diâmetro de 400 metros.

Essa descoberta não teria sido possível em qualquer outra ocasião uma vez que a sonda robótica Cassini só pode ver pequenos objectos através das suas sombras. Se o Sol estivesse mais inclinado, acima ou abaixo dos finos anéis de Saturno, não existiria qualquer sombra e assim a micro-lua permaneceria invisível aos olhos da Cassini.

O equinócio de Saturno ocorre duas vezes no ano Saturniano (a cada ≈15 anos terrestres). Ou seja, duas vezes durante uma volta de Saturno em torno do Sol (≈29,7 anos terrestres) e a NASA programou para que a Cassini aproveite esta rara oportunidade em que a geometria das sombras facilita a descoberta de objectos em 3D e se posicione estrategicamente para descobrir outras mini-luas como essa que a foto nos mostra.

Aspecto-dos-aneis-de-Saturno-ao-longo-dos-anos-720x540

Entre os dias 10 de Agosto e 4 de Setembro de 2009, o Planeta  Saturno irá apresentar-se ‘despido’ de anéis. Contrastando com o que foi observado em 2003, quando o sistema de anéis de Saturno apresentou-se no seu máximo visual (27º de inclinação). Tal fenómeno é causado pelas posições relativas entre Saturno, a Terra e o Sol. O rápido movimento da Terra, na sua órbita, muda o ângulo de visão alternando a face Sul com a face Norte do Planeta e dos anéis.

Durante 3 semanas os famosos anéis ficaram praticamente impossíveis de serem observados.

Veja mais imagens surpreendentes no site Cassini Equinox Mission da NASA.

Fontes e Referências:

Science Daily:

Ciclops.org: A Small Find near Equinox

Ciência Kanija: Continúan las revelaciones en los anillos de Saturno conforme se aproxima el equinoccio

Astroengine: Cassini Discovers a New Moonlet in Saturn’s Rings

Astronomy.com: Revelations in Saturn’s rings continue as equinox approaches [The equinox lowers the Sun’s angle to the ring plane and causes out-of-plane structures to cast long shadows across the rings’ broad expanse, making them easy to detect]

NASA: Revelations in Saturn’s Rings Continue as Equinox Approaches

~ por aia2009 em 20 de Agosto de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: