400 anos do Telescópio de Galileu

galileo09Comemora-se hoje o 400º aniversário da invenção do telescópio, por Galileu, e o Google não deixou passar esta data, publicando uma vez mais um dos seus logótipos temáticos a assinalar o dia.

O telescópio de Galileu

No ano de 1609, Galileu teve conhecimento de um telescópio que foi oferecido por alto preço ao doge de Veneza.

Telescopio_de_GalileuGalileo_moon_phasesAo saber como era composto este instrumento, com duas lentes montadas num tubo, Galileu meteu mãos à obra e logo construiu um capaz de aumentar três vezes o tamanho aparente de um objecto. Não satisfeito com os resultados, continuou a evoluir o seu telescópio e construiu um outro que aumentava cerca de dez vezes e, por fim, um capaz de aumentar 30 vezes.

Apesar de Galileu não ser o inventor do telescópio, este foi o primeiro a utiliza-lo com fins científicos apontando-o para o céu. O pedido de patente foi feito em 1608, por Hans Lipperhey (ou Lippershey), fabricante de óculos de Middleburg, nos Países Baixos, embora o termo “telescópio” tenha sido utilizado pela primeira vez em Itália, em 1611.

Galileu, ao fazer observações astronómicas com ele. Descobriu que a Via Láctea é composta de miríades de estrelas (e não era uma “emanação” como se pensava até essa época), descobriu ainda os quatro satélites principais de Júpiter (Io, Europa, Ganimedes e Calisto), as montanhas, crateras e mares da Lua.

Sidereus_Nuncius_1610.GalileoTodas essas descobertas foram compiladas e transcritas no seu livro “Sidereus Nuncius” (“Mensageiro das estrelas”) em 1610.

A observação dos satélites de Júpiter, constituiu uma prova que o levou a defender o sistema heliocêntrico de Copérnico.

~ por aia2009 em 25 de Agosto de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: