O novo anel de Saturno…

Cientistas encontraram um novo anel ao redor de Saturno, o maior anel planetário visto no sistema solar.

Saturn's Largest RingCerca de 400 anos depois do primeiro Homem (Galileu) observar os famosos anéis de Saturno, outros Cientistas encontraram mais um novo anel neste Planeta. Há muito que se suspeitava da existência doutro anel, mais ainda ninguém o tinha observado.

O ténue anel, feito de pequenas e raras partículas, marca uma parte da órbita da distante lua Phoebe, afirmou Anne Verbiscer e os seus colegas, da Universidade de Virgínia, à revista Nature.

Phoebe está na órbita de Saturno a um raio de cerca de 13 milhões de quilómetros. A descoberta do novo anel de Saturno vem mostrar que existe uma ligação entre Febe e Jápeto e que o novo anel de partículas é alimentado através de impactismo.

japetoEstas partículas chegam a Jápeto e depositam-se na superfície dando a esta lua uma superfície muito escura de um lado e mais clara do outro. O lado escuro de Jápeto está voltado para o anel, enquanto que o lado claro está voltado para Saturno. O anel é muito ténue (estamos a falar de 20 partículas por quilómetro cúbico) e não admira por isso que tenha passado despercebido estes anos todos.

“A analogia mais próxima ao anel de Phoebe são os dois delgados anéis associados com os satélites internos de Júpiter, Thebe e Amalthea”.

“Estruturas similares devem ainda existir noutros planetas gasosos gigantes”, afirmaram os pesquisadores.

Depois de Galileu observar os coloridos anéis de Saturno ao Telescópio em 1610, agora a equipa de Verbiscer usou o telescópio Spitzer Space da Nasa para encontrar o novo anel, que é muito profundo, além dos outros anéis de Saturno e de se situarem num ângulo de 27 graus em relação ao plano dos outros.

Esta descoberta parece que vem resolver um dos mistérios mais antigos no sistema de Saturno. “Porque razão Jápeto tem um lado escuro?”

Ver mais em: http://www.spitzer.caltech.edu/Media/releases/ssc2009-19/release.shtml

~ por aia2009 em 10 de Outubro de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: