Hubble | “O telescópio do Povo”

A NASA colocou dois novos instrumentos de observação em funcionamento no Hubble, arranjou outros dois e ainda ajustou e calibrou mais dois. A frase “equipa ganhadora não se mexe” parece ter servido de mote às novas politicas de investimento da NASA e segundo os resultados já obtidos, parece que foi uma boa aposta. O Hubble está agora como novo e a NASA, para anunciar a volta do telescópio espacial mais famoso, já publicou novas fotografias do espaço, relembrando-nos do que é que o Hubble é capaz e daquilo que ainda nos poderá desvendar.

“Isto marca um novo início para o Hubble”, disse em comunicado Ed Weiler, que faz parte do Conselho de Administração da Missão Científica da NASA. “Foi dado ao telescópio uma transformação total, e agora está significativamente mais poderoso do que outrora, devidamente equipado para durar, pelo menos, mais uma década.”

Para pôr o Hubble como novo, foi necessário realizar uma viagem de catorze dias, em cinco caminhadas espaciais, no vaivém Atlantis durante o passado mês de Maio. As principais alterações foram a substituição de baterias e giroscópios, reparação dos dois instrumentos, a Advanced Camera for Surveys e o Space Telescope Imaging Spectrograph (STIS) e foram ainda colocados dois novos equipamentos de observação, a Wide Field Camera 3 e o Cosmic Origins Spectrograph (COS).

A nova câmara tem uma sensibilidade 35 vezes maior na observação da região ultravioleta e no espectro de luz visível. O COS vai complementar o STIS, observando a região ultravioleta do espectro.

“Lutei pela missão de reparação do Hubble porque o Hubble é o telescópio do povo”, disse a senadora de Maryland Barbara Mikulski, que apresentou as novas imagens na sede da NASA em Washington, DC. “Também lutei pelo Hubble porque reescreve constantemente os livros de ciência. Tem mais descobertas do que qualquer outra missão de ciência”, enfatizou a responsável pelo financiamento da NASA.

As novas imagens estão disponíveis no site da NASA. Há uma explosão de uma estrela em forma de borboleta, agregações de galáxias e milhões de estrela, num festival celestial. O Hubble está pronto para nos continuar a surpreender.

Se houver uma nova nomeação para as 7 maravilhas, eu voto no projecto Hubble.

~ por aia2009 em 28 de Novembro de 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: