Obama não vai à Lua

A administração da presidência Obama extinguiu o sonho do Homem voltar à Lua em 2020.

As novas prioridades da NASA, passam agora por projectos de investigação científica ligados ao estudo das alterações climáticas, melhorar o laboratório orbital para estudar os efeitos da microgravidade no corpo dos astronautas e missões robóticas de exploração do Sistema Solar.

Com tudo isto, e aliando o facto da NASA estar a ficar desprovida de um vaivém que permita a colocação de Astronautas em orbita, esta agencia vai criar uma maior abertura nas colaborações com outros países e empresas privadas (parceiros comerciais) que irão realizar voos orbitais.

Algumas das empresas que vão realizar voos de orbita baixa, são a Blue Origin, Boeing, Paragon, Sierra Nevada e United Launch Alliance.

Para efeitos científicos da própria NASA, esta agência pagará cerca de 50 milhões de dólares em bilhetes, para utilizar algumas naves Russas.

“O comité Augustine estimou que o foguetão necessário para nos levar à Lua não estaria disponível antes de 2028 ou 2030 e, nessa altura, “não existiriam fundos para desenvolver o veículo de alunagem e sistemas de superfície”, disse o administrador da NASA, Charles Bolden, um ex-astronauta.

Hoje já não há a Guerra Fria que outrora permitiu injectar enormes quantidades de dinheiro na NASA para chegar à Lua em apenas dez anos.

A palavra de ordem agora é “Colaboração”.

“Todos nós acreditamos que, da sétima vez que formos à Lua, iremos pousar lá com parceiros internacionais, e comerciais também”, afirmou Graver.

Podemos então esquecer por enquanto o regresso do Homem à Lua.

Para quem se interroga se será seguro a entrega destas missões a outros parceiros, nomeadamente privados, Charles Bolden explicou que a NASA já tem contratos com várias empresas para transportar tripulações para órbitas baixas e que ninguém se precisa de “preocupar mais com a segurança do que eu. Fiz quatro missões num vaivém e perdi amigos em dois acidentes. Dou-vos a minha palavra que estes veículos serão seguros”.

~ por aia2009 em 11 de Fevereiro de 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: