Nova versão do Stellarium | versão 10.3

Além de uma representação do céu realista e em 3D, a nova versão deste fantástico programa traz muitas novidades e melhorias.

Em comemoração dos 400 anos desde as primeiras observações ao telescópio do céu ,feitas por Galileu Galilei os criadores do programa Stellarium resolveram dar um presente a todos os utilizadores lançando uma nova versão deste fantástico programa, com diversos recursos aprimorados e algumas novidades.

Já tinha postado neste blog (aqui) sobre as potencialidades deste magnífico programa de simulação.

O Stellarium é um aplicativo gratuito que representa a abóbada celeste em tempo real ou numa outra data, hora e local do globo à nossa escolha. Os utilizadores podem observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais corpos celestes, tudo através do ecrã do computador, a 360º, e como se estivesse ao ar livre, no jardim da sua casa a olhar para o céu.

A simulação é muito rica em detalhes e, além de exibir diversas informações acerca de todos os corpos celestes, o Stellarium permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.

NOVIDADES DA VERSÃO

Menu principal

A primeira diferença que se nota nesta nova versão no programa diz respeito ao menu principal. Além de não ser fixo no canto esquerdo do programa, ele agora é dividido em duas partes. A parte com configurações como localização, data e horário pode ser encontrada do lado direito da tela.

A segunda parte, com as preferências de exibição é encontrada na parte inferior do ecrã do programa. Ao afastar o rato dos menus, automaticamente eles serão ocultados. Para os exibir novamente, basta arrastar o rato até os cantos do ecrã. Além disso, o visual do menu está mais moderno, com ícones maiores e mais bonitos.

Localização do observador

Para que o programa simule o céu exactamente como o utilizador o vê, é preciso dar a localização exacta da cidade em que ele se encontra. As opções de busca por localidades do programa foram aperfeiçoadas e agora exibem uma lista de cidades e países maior.

Caso a sua cidade não esteja na lista, você pode sempre adicioná-la. Agora, o utilizador terá de escolher o planeta (pois agora também poderá observar o céu a partir de Saturno, Júpiter ou qualquer outro planeta e lua do sistema solar), o seu país e, depois, entrar com as coordenadas – latitude, longitude e altitude – da cidade. Pronto, sua localização já irá aparecer na sua lista.

Paisagens diversas

A nova versão do Stellarium permite ainda que o utilizador escolha entre diversas paisagens para simular o ambiente de observação. A novidade fica por conta das novas opções de ambiente: Marte, Lua e oceanos!

Claro que se trata apenas de uma simulação, logo não espere ver o céu como se você estivesse em outro planeta ou no nosso satélite natural, pois a imagem exibida mostra o céu como visto da Terra!

Catálogo de constelações

Se você sempre teve a curiosidade de saber o nome das constelações de outras culturas, não precisa de ir à procura na Internet.

A nova opção “Starlore” do Stellarium possibilita que ver o nome que as constelações possuem para outros povos, como os chineses, egípcios, coreanos, navajos e muitos outros.

Tradução

O programa está parcialmente traduzido para o português. Uma boa parte das opções, no entanto, ainda se encontram em inglês. Se gostar de astronomia e domina bem o inglês, pode ajudar a traduzir o Stellarium para o nosso idioma, é só entrar no site do Stellarium e informar-se de como o pode fazer.

Site do Stellarium: http://www.stellarium.org/pt/

Guia do utilizador: http://www.stellarium.org/wiki/index.php/Quickstart_guide

Link’s para download (é totalmente gratuito):

Download do Stellarium para Windows: http://downloads.sourceforge.net/stellarium/stellarium-0.10.3.exe

Download do Stellarium para Mac OS X: http://downloads.sourceforge.net/stellarium/stellarium-0.10.2.dmg

Download do Stellarium para GNU/Linux: http://downloads.sourceforge.net/stellarium/stellarium-0.10.3.tar.gz

~ por aia2009 em 17 de Fevereiro de 2010.

2 Respostas to “Nova versão do Stellarium | versão 10.3”

  1. finalmente dá para perceber o porquê do nome das constelações🙂
    parabéns pelo trabalho aqui no blog, boa continuação

  2. Mto bom, acho que estão fazendo um ótimo trabalho, necessita de mta capacidade para isso!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: