Uma janela com vista para o Espaço

Terry Virts, piloto do vaivém Endeavour, abriu ontem as sete janelas do módulo Tranquility, recentemente transportado pelo mesmo vaivém até à Estação Espacial Internacioonal (ISS). Este compartimento, irá permitir aos Astronautas ter uma “varanda” com vista para o espaço.

Os Astronautas Robert Behnken e Nicholas Patrick foram ontem os protagonistas da terceira saída espacial da missão STS-130, a partir do Endeavour. Durante o passeio espacial – que durou 5 horas e 58 minutos -, os astronautas removeram as coberturas e todos os sistemas usados durante o lançamento para fixar e proteger as sete janelas deste miradouro panorâmico.

Behnken e Patrick ligaram a calafetação e os cabos de transmissão de dados que unem a cabina de comando da ISS com o módulo Tranquility. Além disso, abriram o segundo de dois circuitos de amoníaco para permitir que este fluído refrigerante circule por todo o módulo.

Pouco tempo depois, Terry Virts abriu e fechou as sete janelas do lado de dentro da Cúpula: seis janelas laterais e uma na parte superior. Este foi o primeiro a olhar pela maior janela da ISS, o miradouro sobre o espaço e sobre o planeta Terra que permitirá aos operadores uma observação dos braços robóticos da estação, informa a NASA (agência espacial norte-americana) em comunicado.

O vaivém Endeavour foi lançado com seis astronautas a bordo no passado dia 8 de Fevereiro, a partir do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, Florida.

O objectivo desta missão de 14 dias é a instalação do módulo Tranquility e da cúpula de observação Cupola, fabricados para a NASA pelo grupo europeu Thales Alenia Space, em Turim (Itália).

Com a entrega de Tranquility – com cerca de 18 toneladas, sete metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro – e de Cupola – com 1,9 toneladas, 1,5 metros de comprimento e 2,9 metros de diâmetro -, a ISS ficará quase concluída, mais especificamente, a 90 por cento, segundo dados da NASA.

O Endeavour deverá regressar à Terra no dia 21 de Fevereiro.

Video da instalação

Noticia no site da NASA: http://www.nasa.gov/mission_pages/shuttle/main/index.html

Adaptado de notícia no jornal Público: www.publico.pt

~ por aia2009 em 18 de Fevereiro de 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: