Luna Ring. Um painel solar gigante na Lua

Uma empresa japonesa especializada em grandes construções pretende concretizar um novo desafio espacial: aproveitar a Lua como um painel solar gigante. O lema é: produzir uma maior quantidade de energia que seja mais limpa e barata. A lógica do projecto criado pela Shimuzi Corporation – que tem no rol de projectos as cidades-pirâmides, uma ilha botânica artificial e um hotel espacial – é semelhante à dos comuns painéis solares: converter a energia irradiada pelo Sol em electricidade. Porém, aqui, usar-se-ia a luz reflectida na Lua, aproveitando a energia como alternativa ao petróleo e à energia nuclear. Segundo os autores do projecto, este método não transporta riscos de contaminação do ambiente.

sistema Luna Ring baseia-se na aplicação de painéis solares em torno da Lua, numa extensão de 11 mil quilómetros. A energia captada por esses painéis seria reconduzida para a Terra através de laser e microondas. Os engenheiros envolvidos no projecto da Shimuzi admitem que “numa fase inicial, o Luna Ring poderia ter uma largura de poucos quilómetros, estendendo-se posteriormente aos 400 quilómetros“.

Infelizmente, para já, o elevado orçamento necessário para levar adiante este projecto faz da sua concretização pouco mais do que um sonho. Estima-se que, se a NASA instalasse painéis solares em apenas um quilómetro, esgotaria o seu orçamento de vários anos.

Notícia do Jornal i (ver aqui)

~ por aia2009 em 9 de Junho de 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: