Mais uma “Terra” para habitar!

Uma equipa de astrónomos norte-americanos anunciou a descoberta de um planeta fora do Sistema Solar, com um tamanho semelhante à Terra, que poderia ser habitável, avança a revista “Astrophysical Journal”.

O Gliese 581g – cuja massa é três vezes superior à da Terra e que indica que poderá ser rochoso -, orbita a sua estrela (a Gliese 581, uma anã vermelha) a uma distância que o coloca dentro da chamada “zona habitável”, onde a água poderá existir em estado líquido à superfície do planeta. O Glieseg 581g encontra-se a 20 anos-luz da Terra, na constelação Balança, e terá um diâmetro 1,2 a 1,4 vezes superior ao da Terra.

Os astrónomos estimam que a temperatura média do planeta à superfície se situe entre os 31 graus Célsius negativos e os 12 graus Célsius negativos.

Se for confirmado, este pode ser o planeta fora do Sistema Solar mais parecido com a Terra até agora descoberto e pode ser o primeiro a ser potencialmente habitado, escrevem em comunicado os autores, coordenados por astrónomos da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, e do Instituto Carnagie, em Washington.

Para os astrónomos, um planeta “potencialmente habitável” é aquele que pode sustentar vida, não necessariamente um que os humanos considerem bom para se viver. Segundo os autores, a habitabilidade depende de factores como a existência de atmosfera e de água em estado líquido.

Estas descobertas são o resultado de onze anos de observações no Observatório W. M. Keck, no Havai.

Desde 1995, os astrónomos já detectaram 490 planetas fora do nosso Sistema Solar. Mas acontece que a maioria é muito grande e muito quente, uma vez que se encontram muito perto da sua estrela.

in Público online (ver notícia aqui)

~ por aia2009 em 30 de Setembro de 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: