Chuva de estrelas | Gemínidas 2010

Não é a primeira vez que vos falo de “chuvas de estrelas” neste blog, inclusivamente nas chuva de estrelas que está a acontecer esta noite as Gemínidas.

Estes fenómenos são sempre uma ultima grande oportunidade para assistir a um “Show celestial”, e este em particular, o ultimo do ano.

As Gemínidas é uma chuva de meteoros de alta actividade semelhante às bem conhecidas chuvas das Perseidas ou às Oriónidas.

O seu nome deriva, não do corpo que lhes dá origem, mas sim do local do céu de onde parecem surgir, a zona do céu chamada radiante.

No caso das Gemínidas, parecem surgir na constelação dos gémeos, mais precisamente junto ao “Castor”.

As suas actividades ocorrem entre os dias 7 a 17 dezembro, tendo o seu pico máximo nas noites dos dias 13 e 14 desse mês. A noite de hoje está a ser particularmente interessante, pois está a ver-se muito bem por causa o céu limpo e em grande número.

Devido ao seu declínio de 33 º, torna-se uma chuva de meteoros típica do hemisfério Norte, permitindo uma boa visibilidade durante as noites destes dias.

O responsável por este fenómeno é o corpo gêmeo do asteróide (3200) Phaeton. Esta relação foi revelada após a descoberta do asteróide em 1983 pelo satélite IRAS e foi a primeira chuva de meteoros a estar claramente ligada a um asteróide. Embora muitos acreditem que o asteróide seja apenas um cometa extinto, e que as partículas que produzem a chuva de meteoros foram ejetadas durante vários séculos.

Fica então o convite para assistirem a mais uma magnifica e fria noite de chuva de estrelas, ainda hoje, ou se possível amanhã.

Local de observação: qualquer local com boa visibilidade do céu, pois o laboratório dos Astrónomos está sempre por cima das nossas cabeças e à disposição de todos.

Vídeo:

Alguns links interessantes sobre este assunto:

Twitter Meteorwatch Report – http://www.astronomy2009.co.uk/index.php/news-mainmenu-37/22-announcements/124-twitter-meteorwatch-report

Newbury Astronomical Society – http://www.newburyas.org.uk/

Newbury Astronomical Society (twitter) – http://twitter.com/NewburyAS

 

~ por aia2009 em 15 de Dezembro de 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: