O eco da chuva de meteoros | Perseidas 2011

Um radar de vigilância espacial localizado no Texas capturou os sons dos meteoros conforme eles entravam na atmosfera da Terra.

Este radar de vigilância da Força Aérea Norte-Americana localizado no estado do Texas conseguiu gravar o áudio de uma chuva de meteoros que ocorreu no passado dia 12 de Agosto.

Segundo o site Space.com, a chuva dos meteoros (Perseidas) representou um verdadeiro espetáculo, e nem mesmo a presença da lua cheia conseguiu interferir na observação deste fenómeno.

Além de reproduzir os ecos capturados durante o fenómeno, o vídeo publicado pelo site no YouTube incluiu fotografias capturadas pelo astronauta Ron Garan, da Estação Espacial Internacional.

Segundo a NASA, a chuva de meteoros das Perseidas é um fenómeno que já é observado por pelo menos à 2 mil anos.

Fenómeno surpreendente

Os meteoros tratam-se de pedaços do cometa Swift-Tuttle, cuja órbita ao redor do Sol demora 133 anos. O nome Perseidas é devido ao ponto de observação do fenómeno, que parece surgir da constelação de Perseu.

Todo o mês de Agosto a Terra passa pela nuvem de detritos do cometa, e pequenas partes dele são queimadas pela atmosfera do planeta. Estes detritos, chegam a atingir velocidades superiores a 214 mil quilômetros por hora. Durante o período do pico do fenómeno, foram observados 20 meteoros entrando no planeta a cada hora.

~ por aia2009 em 25 de Agosto de 2011.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: